O Anteprojeto da aeronave é a parte mais importante do projeto. Nesta fase são estudadas: dimensões, perfilagem (escolhas de perfis aerodinâmicos), estimativa de peso, características iniciais de estabilidade e controle, ergonomia, configurações, soluções inovadoras, grupo moto-propulsor entre outros, considerando os requisitos necessários à aeronave.
Aqui são tomadas as decisões que influenciarão todo o projeto subsequente, portanto devem ser pautadas por análises bem embasadas na teoria e prática, com comparação de casos existentes.
Utilizamos métodos teórico-empíricos e diferentes metodologias de projetos presentes na literatura. Algoritmos numéricos de otimização são utilizados para chegar a uma configuração total de aeronave para que seja bem promissora, através de uma lista de prioridades em acordo com o cliente.
Os cálculos de Estabilidade devem providenciar informações a respeito da tendência da aeronave retornar ao estado de equilíbrio, sem auxílio do piloto, após uma perturbação. Os cálculos de Controle englobam todas as questões relacionadas às superfícies de controle, ou seja, ailerons, leme, profundor, compensadores e tabs.
Calculamos as dimensões necessárias às superfícies aerodinâmicas da aeronave, de modo que a mesma seja estável para todo tipo de movimento e para que o comando seja confortável ao piloto, atendendo-se aos requisitos presentes nos regulamentos.
Determinamos as forças nos comandos, para as condições vigentes no regulamento, a fim de se dimensionar os atuadores ou determinar a possibilidade de atuação humana.
Os cálculos de Aerodinâmica visam obter alguns dados importantes da aeronave final, dentre os quais pode-se citar: velocidade de estol, ângulo de estol, polar de arrasto da aeronave, polar de velocidades da aeronave, curva de razão de planeio, máxima razão de planeio e mínima velocidade de afundamento.
Utilizamos métodos computacionais comerciais e outros desenvolvidos pela AERON.
Os cálculos de Desempenho visam obter alguns dados importantes da aeronave final, dentre eles: máxima razão de subida, máximo ângulo de subida, velocidade máxima da aeronave, distância de decolagem, distância de pouso, teto, alcance, autonomia, envelope de velocidades e desempenho em curvas.
Utilizamos dados dos cálculos aerodinâmicos, do fabricante do motor, bem como dados empíricos presentes na literatura.
Criamos e simulamos computacionalmente o modelo da aeronave nas diversas fases de sua operação (da decolagem ao pouso) para investigar o cumprimento dos regulamentos aplicáveis.
Os cálculos de Cargas visam obter a distribuição de forças e momentos na estrutura da aeronave (asa, fuselagem, empenagens) decorrentes de efeitos aerodinâmicos e de inércia (acelerações), fornecendo os dados necessários para o cálculo estrutural da aeronave.
Para tanto, investiga-se o regulamento aplicável para se determinar as condições críticas de voo.
Os cálculos Estruturais visam dimensionar as estruturas primárias e secundárias de uma aeronave, dentre elas: longarinas da asa e empenagens (vigas principais), cascas da asa e cauda, fuselagem, berço do motor, ferragens e comandos.
Realizamos os cálculos utilizando métodos teóricos presentes na literatura, bem como softwares de elementos finitos. Calculamos materiais metálicos, compósitos (carbono, vidro ou kevlar) e madeira.
Utilizamos softwares de modelagem 3D de peças e montagens (CAD), facilitando a manufatura e agilizando o processo de feedback do projeto.
Utilizamos, também, softwares de CAM (Computer Aided Manufacturing) para que a peça seja fabricada diretamente em uma máquina de controle numérico computadorizado.
Criamos o modelo aerodinâmico computacional da aeronave e integramos com o hardware e controles.
Construímos mock up da aeronave para adaptação dos controles do simulador e adaptação das telas.
Criamos soluções para sentimento de força nos comandos.
O ensaio em voo de uma aeronave é uma etapa que consolida os dados de projeto e é primordial para a adequação com os regulamentos pertinentes.
Realizamos todas as etapas de engenharia do ensaio em vôo, com utilização de equipamentos de aquisição de dados de construção própria da AERON.
Reduzimos os dados e os analisamos, com o intuito de fornecer informações valiosas para o projeto.